A cumplicidade entre as mulheres nas vidas e razos do cancioneiro occitano
DOI:
https://doi.org/10.24858/rdm.vi20.415Resumo
O artigo tem por objetivo reunir elementos de uma sociabilidade poética entre trobairitz eivada de intimidade e cumplicidade, a partir da leitura dos textos em prosa – vidas e razos – consignados em uma vintena de cancioneiros do domínio linguístico occitano. Essas narrativas foram concebidas posteriormente à produção poética dos poetas e têm como fonte principal os próprios poemas. Portanto, da poesia às vidas e razos, as mulheres parecem ter se protegido da inconstância dos homens, parecem ter se ajudado, disputado a atenção e o conselho umas das outras, buscado liberdade para amar e se reconhecido como poetas em diálogo sobre temas que lhes eram caros. As mulheres se procuraram, não se isolaram, muito raramente disputaram um mesmo homem e respeitaram-se. Todos esses elementos de sociabilidade poética podem ajudar a ampliar a nossa compreensão das sociabilidades bem reais antes que a cruzada albigense viesse a alterar todo um modo de viver nas regiões que se comunicavam poeticamente em occitano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.