A representação dos turcos na dramaturgia do século XVI português
DOI:
https://doi.org/10.24858/99Resumo
Este estudo de base literária, buscando diálogo com os estudos históricos, analisa e interpreta referências que textos dramáticos do século XVI português fazem à figura de turcos. Defende-se que a ascensão de Solimão I ao grão sultanato do Império Turco-Otomano, em 1520, inicia uma transformação significativa na representação da figura do turco, cujo percurso vai da identificação íntima à figura do mouro, devido ao aspecto religioso de suas configurações, até a elevação do turco ao status de personagem alta, nobre, complexa.
Downloads
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Muniz, M. R. C. (2014). A representação dos turcos na dramaturgia do século XVI português. Revista Diálogos Mediterrânicos, (6), 167–177. https://doi.org/10.24858/99
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.