Fabricando a realidade: A narrativa histórica da Kristni Saga e a construção da cristianização da Islândia.
Kristni Saga's Historical Narrative and the Construction of Iceland's Christianization
Resumo
Este artigo discute a cristianização da Islândia conforme apresentada em uma das principais fontes sobre esse evento, a Kristni saga. Ele apresenta uma visão geral da pesquisa moderna sobre esse tema e demonstra como ela se relaciona com narrativas em Nórdico Antigo, especialmente as sagas islandesas. Em seguida, ele discute a questão de como as narrativas e discursos constroem e moldam a realidade, influenciando o que pode ser dito sobre experiências passadas. Considerando essas reflexões, o artigo então propõe uma nova interpretação das narrativas da Kristni saga sobre atividades missionárias antes do acordo geral para mudança nas práticas religiosas no alþingi dos anos 999/1000. O artigo conclui demonstrando como o autor da Kristni saga não apenas apresenta uma agenda a ser descartada pelo historiador moderno em busca de informações sobre eventos passados, mas constitui a própria realidade ao determinar o que pode ser informado sobre o passado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.