Francisco de Holanda: entre Michelangelo e Rafael
DOI:
https://doi.org/10.24858/305Schlagworte:
Francisco de Holanda, Rafael de Urbino, Michelangelo BuonarrotiAbstract
Francisco de Holanda é conhecido em grande parte por sua obra Diálogos em Roma, onde são apresentadas várias questões referentes à arte e cultura italianas dos séculos XV e XVI. Por este mesmo motivo, sua figura é muitas vezes associada à de Michelangelo Buonarroti, o interlocutor mais importante dos diálogos. O interesse em encontrar o grande mestre florentino é descrito pelo próprio Francisco de Holanda como um dos objetivos de sua viagem a Roma entre os anos de 1538 e 1540. Neste artigo pretendemos apresentar algumas discussões em torno dos desenhos feitos por Francisco de Holanda durante sua viagem, relacionados à produção artística de Michelangelo e de Rafael, reunidos posteriormente naquele que ficou conhecido como Álbum das Antigualhas.
Literaturhinweise
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 5. ed. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
______. História da arte italiana: De Michelangelo ao futurismo. Vol. 3. São Paulo, Cosac & Naify, 2003.
BERBARA, Maria. Para enganar a vista exterior: um aspecto das relações artísticas entre Itália, Portugal e os Países Baixos durante o Renascimento. Anais do 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas: Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. 24 a 28 de setembro de 2007. Florianópolis Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/035.pdf. Acesso em: 01 out. 2013.
BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: (a idade da fábula): Histórias de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro, Ediouro, 2002
DACOS, Nicole. La découverte de la Domus Aurea et le formation des grotesques a la Renaissance. London, The Warburg Institute, 1969.
______. Le logge di Raffaello: maestro e bottega di fronte all’antico. Roma, Instituto Poligrafico e Zecca dello Stato, 1986.
ETTLINGER, Leopold D. & ETTLINGER, Helen S. Raphael. Oxford, Phaidon, 1987.
HOLANDA, Francisco de. Diálogos em Roma. Lisboa, Horizonte, 1984.
______. Álbum dos Desenhos das Antigualhas. Introdução e notas: Elias Tormo, Madrid, Ministério de Assuntos Exteriores, 1940.
______. Álbum dos Desenhos das Antigualhas. Introdução e notas: José da Felicidade Alves. Lisboa: Horizonte, 1989.
______. Da pintura antiga. Introdução e notas: José da Felicidade Alves. Lisboa, Horizonte, 1984.
KING, Ross. Michelangelo e o teto do papa. Rio de Janeiro, Record, 2004.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008.
LOTZ, Wolfgang. Arquitetura na Itália 1500-1600. São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
MANETTI, Antonio di Tuccio. Novela do grasso entalhador. Vida de Filippo Brunelleschi. Introdução, tradução e notas: Patrícia D. Meneses. Campinas, Editora da Unicamp, 2013.
PLINIO il vecchio. Storia delle arti antiche. Milano, Rizzoli, 2001.
RAFAEL. Cartas sobre arquitetura. Rafael e Baldassar Castiglione: arquitetura, ideologia e poder na Roma de Leão X. Org. Luciano Migliaccio. Campinas, Editora da Unicamp; São Paulo, Editora Unifesp, 2010.
VASARI, Giorgio. Le vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti. Edizione del 1568 edita a Firenze per i tipi della Giunti. Grandi Tascabili Economici Newton collana "I mammut" n. 4. Newton Compton Editori, 1997.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.