Francisco de Holanda: entre Michelangelo e Rafael
DOI :
https://doi.org/10.24858/305Mots-clés :
Francisco de Holanda, Rafael de Urbino, Michelangelo BuonarrotiRésumé
Francisco de Holanda é conhecido em grande parte por sua obra Diálogos em Roma, onde são apresentadas várias questões referentes à arte e cultura italianas dos séculos XV e XVI. Por este mesmo motivo, sua figura é muitas vezes associada à de Michelangelo Buonarroti, o interlocutor mais importante dos diálogos. O interesse em encontrar o grande mestre florentino é descrito pelo próprio Francisco de Holanda como um dos objetivos de sua viagem a Roma entre os anos de 1538 e 1540. Neste artigo pretendemos apresentar algumas discussões em torno dos desenhos feitos por Francisco de Holanda durante sua viagem, relacionados à produção artística de Michelangelo e de Rafael, reunidos posteriormente naquele que ficou conhecido como Álbum das Antigualhas.
Références
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 5. ed. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
______. História da arte italiana: De Michelangelo ao futurismo. Vol. 3. São Paulo, Cosac & Naify, 2003.
BERBARA, Maria. Para enganar a vista exterior: um aspecto das relações artísticas entre Itália, Portugal e os Países Baixos durante o Renascimento. Anais do 16° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas: Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. 24 a 28 de setembro de 2007. Florianópolis Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/035.pdf. Acesso em: 01 out. 2013.
BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: (a idade da fábula): Histórias de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro, Ediouro, 2002
DACOS, Nicole. La découverte de la Domus Aurea et le formation des grotesques a la Renaissance. London, The Warburg Institute, 1969.
______. Le logge di Raffaello: maestro e bottega di fronte all’antico. Roma, Instituto Poligrafico e Zecca dello Stato, 1986.
ETTLINGER, Leopold D. & ETTLINGER, Helen S. Raphael. Oxford, Phaidon, 1987.
HOLANDA, Francisco de. Diálogos em Roma. Lisboa, Horizonte, 1984.
______. Álbum dos Desenhos das Antigualhas. Introdução e notas: Elias Tormo, Madrid, Ministério de Assuntos Exteriores, 1940.
______. Álbum dos Desenhos das Antigualhas. Introdução e notas: José da Felicidade Alves. Lisboa: Horizonte, 1989.
______. Da pintura antiga. Introdução e notas: José da Felicidade Alves. Lisboa, Horizonte, 1984.
KING, Ross. Michelangelo e o teto do papa. Rio de Janeiro, Record, 2004.
KURY, Mário da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2008.
LOTZ, Wolfgang. Arquitetura na Itália 1500-1600. São Paulo, Cosac & Naify, 1998.
MANETTI, Antonio di Tuccio. Novela do grasso entalhador. Vida de Filippo Brunelleschi. Introdução, tradução e notas: Patrícia D. Meneses. Campinas, Editora da Unicamp, 2013.
PLINIO il vecchio. Storia delle arti antiche. Milano, Rizzoli, 2001.
RAFAEL. Cartas sobre arquitetura. Rafael e Baldassar Castiglione: arquitetura, ideologia e poder na Roma de Leão X. Org. Luciano Migliaccio. Campinas, Editora da Unicamp; São Paulo, Editora Unifesp, 2010.
VASARI, Giorgio. Le vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti. Edizione del 1568 edita a Firenze per i tipi della Giunti. Grandi Tascabili Economici Newton collana "I mammut" n. 4. Newton Compton Editori, 1997.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.