A Revista Trimensal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no limiar da República (1888-1891)
DOI:
https://doi.org/10.24858/368Schlagworte:
Historiografia brasileira, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Primeira República.Abstract
Neste trabalho buscaremos investigar os posicionamentos políticos dos historiadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro que se fazem perceber nas publicações da Revista Trimensal do Instituto, precisamente nas edições dos anos que se seguiram à Proclamação da República (1889). Para tanto, tomaremos como fontes as edições da Revista no lapso temporal que cobre os anos de 1888, ano anterior à Proclamação, a 1891, contemplando quatro anos de publicações regulares. A mudança dos regimes marcou não somente uma transição política, mas também uma ruptura na intelligentsia brasileira, sobretudo nas ciências humanas: de estudos apologéticos à monarquia e ao passado colonial que funcionavam como legitimadores do Estado imperial, às pautas republicanas, com o intuito de fomentar uma nacionalidade cidadã entre a população. Esta mudança, porém, não foi brusca, mas gradativa, acompanhada pela permanência da influência política e do controle administrativo republicano das mesmas elites que compunham a aristocracia do Império. Averiguaremos como as tensões do cenário político e tendências ideológicas dos membros do Instituto se permitem ler em suas narrativas na Revista.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.