A Revista Trimensal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro no limiar da República (1888-1891)
DOI :
https://doi.org/10.24858/368Mots-clés :
Historiografia brasileira, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Primeira República.Résumé
Neste trabalho buscaremos investigar os posicionamentos políticos dos historiadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro que se fazem perceber nas publicações da Revista Trimensal do Instituto, precisamente nas edições dos anos que se seguiram à Proclamação da República (1889). Para tanto, tomaremos como fontes as edições da Revista no lapso temporal que cobre os anos de 1888, ano anterior à Proclamação, a 1891, contemplando quatro anos de publicações regulares. A mudança dos regimes marcou não somente uma transição política, mas também uma ruptura na intelligentsia brasileira, sobretudo nas ciências humanas: de estudos apologéticos à monarquia e ao passado colonial que funcionavam como legitimadores do Estado imperial, às pautas republicanas, com o intuito de fomentar uma nacionalidade cidadã entre a população. Esta mudança, porém, não foi brusca, mas gradativa, acompanhada pela permanência da influência política e do controle administrativo republicano das mesmas elites que compunham a aristocracia do Império. Averiguaremos como as tensões do cenário político e tendências ideológicas dos membros do Instituto se permitem ler em suas narrativas na Revista.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.