Reflexões sobre a escrita biográfica a partir de uma experiência pessoal
DOI:
https://doi.org/10.24858/rdm.vi20.413Abstract
O presente artigo pretende oferecer uma contribuição para o dossiê, apresentando reflexões sobre as narrativas biográficas, que, nas últimas décadas, recuperaram um lugar de prestígio na produção historiográfica. Partindo de uma experiência acadêmica pessoal, de pesquisas sobre Isabel I de Castela (1474-1504), construímos reflexões sobre o retorno da biografia. Primeiro, abordamos a relação biográfica na perspectiva da questão de identidade e alteridade. Em seguida, destacamos a questão do indivíduo e da pessoa na Idade Média. Por fim, tratamos da reconstrução das biografias das mulheres medievais, em especial da rainha Isabel.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.