Reflexões sobre a escrita biográfica a partir de uma experiência pessoal
DOI :
https://doi.org/10.24858/rdm.vi20.413Résumé
O presente artigo pretende oferecer uma contribuição para o dossiê, apresentando reflexões sobre as narrativas biográficas, que, nas últimas décadas, recuperaram um lugar de prestígio na produção historiográfica. Partindo de uma experiência acadêmica pessoal, de pesquisas sobre Isabel I de Castela (1474-1504), construímos reflexões sobre o retorno da biografia. Primeiro, abordamos a relação biográfica na perspectiva da questão de identidade e alteridade. Em seguida, destacamos a questão do indivíduo e da pessoa na Idade Média. Por fim, tratamos da reconstrução das biografias das mulheres medievais, em especial da rainha Isabel.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.