A educação feminina e seus conflitos: a atuação de religiosas francesas em contraste com os programas pedagógicos do século XVII

Autor/innen

  • Beatriz Polidori Zechlinski Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.24858/81

Schlagworte:

modernidade, educação feminina, século XVII, gênero

Abstract

Este artigo trata do período em que se disseminaram pela França as primeiras escolas para meninas dentro dos conventos, período esse em que começou a ser debatida com maior veemência a educação feminina, isto é, em que foram publicados tratados que discutiam se a educação de meninas era de fato necessária e o que elas deveriam aprender ou não. Nesse sentido, colocamos a atuação de religiosas em escolas femininas (tomando como exemplo especialmente o Monastério de Port-Royal e as ações da educadora Jacqueline Pascal) em contraposição a alguns tratados escritos nesse período por eclesiásticos, que tinham como objetivo delimitar as áreas em que o ensino de meninas podia adentrar.

Autor/innen-Biografie

Beatriz Polidori Zechlinski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2012). Professora substituta do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná e professora colaboradora do Curso de Mestrado em História, Cultura e Identidades da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora nas áreas de História Moderna, História da Cultura Escrita e da Leitura, História das Mulheres e Estudos de Gênero.

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Veröffentlicht

2013-12-12

Zitationsvorschlag

Zechlinski, B. P. (2013). A educação feminina e seus conflitos: a atuação de religiosas francesas em contraste com os programas pedagógicos do século XVII. Revista Diálogos Mediterrânicos, (5), 153–175. https://doi.org/10.24858/81