A educação feminina e seus conflitos: a atuação de religiosas francesas em contraste com os programas pedagógicos do século XVII

Autores/as

  • Beatriz Polidori Zechlinski Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.24858/81

Palabras clave:

modernidade, educação feminina, século XVII, gênero

Resumen

Este artigo trata do período em que se disseminaram pela França as primeiras escolas para meninas dentro dos conventos, período esse em que começou a ser debatida com maior veemência a educação feminina, isto é, em que foram publicados tratados que discutiam se a educação de meninas era de fato necessária e o que elas deveriam aprender ou não. Nesse sentido, colocamos a atuação de religiosas em escolas femininas (tomando como exemplo especialmente o Monastério de Port-Royal e as ações da educadora Jacqueline Pascal) em contraposição a alguns tratados escritos nesse período por eclesiásticos, que tinham como objetivo delimitar as áreas em que o ensino de meninas podia adentrar.

Biografía del autor/a

Beatriz Polidori Zechlinski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (2012). Professora substituta do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná e professora colaboradora do Curso de Mestrado em História, Cultura e Identidades da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora nas áreas de História Moderna, História da Cultura Escrita e da Leitura, História das Mulheres e Estudos de Gênero.

Citas

BAK, Marcel. “Lectrices de Port-Royal.” In: BROUARD-ARENDS, Isabelle (dir.) Lectrices d’Ancien Régime. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2003. pp. 49-57.

BEAUDRY, Catherine. “L’accès au livre : Jeanne Guyon.” In: BROUARD-ARENDS, Isabelle (dir.) Lectrices d’Ancien Régime. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2003. pp. 59-68.

BERNOS, Marcel. La culture religieuse des femmes au XVIIe siècle. Papers on French Seventeenth Century Literature. v. XXII, nº 43, pp. 379-393, 1995.

DELFORGE, Frédéric. Les Petites écoles de Port-Royal : 1637-1660. Paris: Cerf, 1985. 438p.

DUCHÊNE, Roger. Etre femme au temps de Louis XIV. Paris: Perrin, 2004. 428p.

DUGGAN, Anne E. Salonnières, furies and fairies: the politics of gender and cultural change in absolutist France. Newark: University of Delaware Press, 2005. 288p.

FÉNELON. De l'éducation des filles. Texte collationné sur l'édition de 1687, avec une introduction et des notes pédagogiques et explicatives, à l'usage des institutrices et des instituteurs, par Charles Defodon. Paris: Hachette, 1881. 149p.

FLEURY, Claude. Traité du choix et de la méthode des études. Paris: Pierre Aubouin, Pierre Emery et Charles Clousier, 1685. 370p.

HARTH, Erica. “The salon woman goes public… or does she?” In: GOLSMITH, Elizabeth C. and

GOODMAN, Dena (ed.). Going public: women and publishing in Early Modern France. Ithaca / London: Cornell University Press, 1995. pp. 179-193.

HENNEAU, Marie-Élisabeth. “Un livre sous les yeux, une plume à la main, de l’usage de la lecture et de l’écriture dans les couvents de femmes (17e-18e S.).” In: BROUARD-ARENDS, Isabelle (dir.) Lectrices d’Ancien Régime. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2003. pp. 67-79.

Histoire des persécutions des religieuses de Port-Royal, écrites par elles-mêmes. A Ville-Franche: aux dépens de la Société, 1753. 562p.

LA FAYETTE, Madame de. La Principessa di Cleves [di la signora di La Fayette], trasportata dal francese da Gomes Fontana. Venetia: G. Albrizzi, 1691. 451p.

PASCAL, Jacqueline. “Monsieur mon père, A Paris, ce 19 juin 1648.” In: COUSIN, Victor. Jacqueline Pascal, premières études sur les femmes illustres et la société du XVIIe siècle. 3ª ed. Paris: Didier et Cie, Libraires Éditeurs, 1856. pp. 106-114.

PASCAL, Jacqueline. “Règlement pour les enfants.” In: COUSIN, Victor. Jacqueline Pascal, premières études sur les femmes illustres et la société du XVIIe siècle. 3ª ed. Paris: Didier et Cie, Libraires Éditeurs, 1856. 466p. pp. 359-425.

PURE, Michel de. (Abbé de Pure). La Pretieuse ou le Mystère des ruelles, dediée à telle qui n’y pense pas. 4 vol. Paris: Pierre Lamy, 1656-1658. Vol. 1, 1656. 475p. Publicação anônima.

RAPLEY, Elizabeth. A social history of the cloister: daily life in the teaching monasteries of the Old Regime. Montreal / Kingston / London / Ithaca: McGill-Queen’s University Press, 2001. 379p.

RIDEAU, Gaël. Vie régulière et ouverture au monde aux XVIIe et XVIIIe siècles : la Visitation de Sainte-Marie d’Orléans. Revue d’Histoire Moderne et Contemporaine. 52-4, outubro-dezembro, pp. 24-49, 2005.

SCUDÉRY, Madeleine de. Mademoiselle de Scudéry, sa vie et sa correspondance, avec un choix de ses poésies (par MM. Rathery et Boutron). Paris: Léon Techener, 1873. 531p.

SELLIER, Philippe. Qu’est-ce que Port-Royal ? Publications électroniques de Port-Royal, série 2009. Disponível em: http://www.amisdeportroyal.org/bibliotheque/./?Qu-est-ce-que-Port-Royal.html. Consultado em 10 de junho de 2011.

SONNET, Martine. Que faut-il apprendre aux filles? Idéaux pédagogiques et culture féminine à la fin du XVIIe siècle. Papers on French Seventeenth Century Literature. Vol. XXII, nº 43, pp. 369-378, 1995.

WEAVER, F. Ellen. La Contre-Réforme et les Constitutions de Port-Royal. Paris: Cerf, 2002. 242p.

Publicado

2013-12-12

Cómo citar

Zechlinski, B. P. (2013). A educação feminina e seus conflitos: a atuação de religiosas francesas em contraste com os programas pedagógicos do século XVII. Revista Diálogos Mediterrânicos, (5), 153–175. https://doi.org/10.24858/81