Agora eu tenho outras regras para respeitar": Transformações no imaginário social feminino e mariano no filme "Io sono con te" (2010)
DOI:
https://doi.org/10.24858/326Abstract
Este ensaio pretende, através do filme “Io sono con te” (2010), identificar as rupturas ocorridas no imaginário social feminino e mariano, por meio da personagem de Maria. A obra narra sobre a história de vida de Maria, seu relacionamento com José e a forma como criou e educou Jesus. As imagens de Maria provocam uma ruptura em relação à tradição dos evangelhos e dos discursos clericais medievais que a entendiam como um modelo de feminilidade (silêncio, recato, submissão, etc). Ela é apresentada como desobediente, pois não se submete as imposições masculinas, gozando, por vezes, de liberdade e autonomia. Tais imagens de Maria estão na esteira dos movimentos de contestações do século XX, sobretudo, do movimento feminista. Este trabalho leva em consideração o contexto de produção da obra, articulados com os conceitos de “produção de presença” de Gumbrecht, “espaço de experiência” e “horizonte de expectativas” de Koselleck, com nossa fonte fílmica e objeto de estudo (Maria). “Io sono con te” evidencia camadas temporais que se articulam num espaço mediterrânico, onde se dá a confluência das culturas orientais e ocidentais, bem como os elementos antigos de um modelo feminino com os movimentos modernos de empoderamento das mulheres.
Palavras-chave: Maria, “Io sono con te”, movimento feminista.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.