Do emprego da palavra "história" no Prefácio Epistolar da História Natural de Plínio, o Velho (séc. I d.C.)
DOI:
https://doi.org/10.24858/156Palabras clave:
História Natural, História, Plínio, o VelhoResumen
Neste artigo abordamos o uso da palavra “história” feito por Plínio, o Velho em seu Prefácio Epistolar da História Natural. Assim, analisaremos as quatro menções a esta palavra, cada qual com um tipo de abordagem específica. Ora temos o uso da palavra como indicativo do título da própria História Natural; ora como indicativo da obra de Tito Lívio; ora expressando o título de outra obra de Plínio, o Velho; ora para citar a obra de um autor grego. Com isto, temos como objetivo apresentar outra possibilidade de leitura da obra pliniana, qual seja, pelo viés histórico e não pelo enciclopedismo.
Citas
DOODY, Aude. Pliny’s Encyclopedia: the reception of the Natural History. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
ECO, Umberto. Confissões de um jovem romancista. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
GIBSON, Roy K. & MORELLO, Ruth (org.) Pliny the Elder: themes and contexts. Leiden.Boston: BRILL, 2011.
MURPHY, Trevor. Pliny the Elder’s Natural History: the Empire in the Encyclopedia. Oxford: Oxford University Press, 2004.
OLIVEIRA, Francisco. Ideais Morais e Políticas em Plínio, o Antigo. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1986.
RUIZ DE ELVIRA, Antonio. Universitas y Enclyclopedia (II). Sevilha: Revista Habis, n.29, 1998.
RUSSEL, Bertrand. Fundamentos da Filosofia. Trad. Hélio Pólvora. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
STADLER, Thiago David. O Império Romano em cartas: glórias romanas em papel e tinta (Plínio, o Jovem e Trajano 98/113 d.C.). Curitiba: Juruá Editora, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.