O Mediterrâneo do Oriente ao Ocidente: as mobilidades de códices e a recepção do pensamento monástico na compilação hagiográfica de Valério do Bierzo (século VII)

Autores/as

Resumen

O tema das mobilidades revela toda a dinâmica do processo histórico. Nosso estudo está voltado a análise dos movimentos socioculturais e políticos no espaço do Mediterrâneo durante o período tardo-antigo, com acento nas interações de manuscritos monásticos que transitavam entre o oriente e o ocidente mediterrânicos. Fluxos que revelam a dimensão do pensamento, bem como da atuação, relativo às formas de vida monástica que ganharam espaço nos relatos hagiográficos. Destacaremos a coleção hagiográfica feita por Valério do Bierzo (625? /695), observando quais são os escritos nele inseridos e que modelos monásticos eram por ele defendidos.

Publicado

2025-04-12

Cómo citar

Frighetto, R. (2025). O Mediterrâneo do Oriente ao Ocidente: as mobilidades de códices e a recepção do pensamento monástico na compilação hagiográfica de Valério do Bierzo (século VII). Revista Diálogos Mediterrânicos, (27), 16–35. Recuperado a partir de https://dialogosmediterranicos.com.br/RevistaDM/article/view/484

Número

Sección

Dossiê "Sociedades conectadas e intertextualidades na Antiguidade e no Medievo"

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>