Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; também não caracteriza plágio, ou seja, a apropriação e cópia (integral ou parcial) do trabalho realizado por outra pessoa.
- O texto restritamente segue todos os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
ARTIGOS
##section.default.policy##
PASSOS DE PESQUISA
Seção destinada a artigos científicos iniciais, particularmente àqueles que estão desenvolvendo suas teses de Doutorado. Por determinação do conselho científico da Revista Diálogos Mediterrânicos serão publicados, no máximo, 02 artigos nessa seção por número, dependendo do número geral de artigos enviados às demais seções (dossiê e artigos isolados). Os artigos encaminhados a seção "Passos de pesquisa" passarão pelos mesmos critérios avaliativos dos demais artigos, sendo o seu formato similar ao solicitado pelas "Diretrizes para autores".
LOGOS
Seção destinada para a publicação de artigos e relatos de pesquisa de doutorandos e doutorandas.
Dossiê "Sociedades conectadas e intertextualidades na Antiguidade e no Medievo"
O Dossiê "Sociedades conectadas e intertextualidades na Antiguidade e no Medievo" conecta-se aos estudos historiográficos mais recentes sobre História Global e redes conectadas, envolvendo o trânsito de indivíduos, códices e bens no espaço do Mediterrâneo e deste para outros espaços - ao Norte, ao Sul e ao Leste. Um dos objetivos do Dossiê é o de revelar à um público acadêmico-científico a riqueza dos debates realizados nos núcleos de pesquisa históricos brasileiros relativos a interação que caracterizava a Antiguidade e a Idade Média. Ademais, pretendemos ampliar este intercâmbio com pesquisadores estrangeiros que tiverem o interesse em publicar artigos em nosso Dossiê.
Dossiê "Vínculos de poder: o matrimônio enquanto ferramenta política entre a Antiguidade Tardia e a Idade Média"
O Dossiê que ora apresentamos busca explorar a intrincada relação entre os vínculos matrimoniais e a esfera política no lapso cronológico compreendido entre a Antiguidade Tardia e a Idade Média, seguindo a perspectiva da nova História política. Assim, o objetivo do dossiê consiste em desvelar de que forma o vínculo matrimonial, para além de sua dimensão social, atuou como mecanismo chave nas estratégias de poder e na consolidação de alianças políticas entre agentes da elite laica no interstício dos períodos históricos supramencionados. Portanto, este dossiê busca reunir estudos que reflitam sobre a função política dos vínculos matrimoniais como um campo de atuação estratégica onde se negociavam interesses e se forjavam alianças entre distintas entidades políticas.
Aviso de derechos de autor/a
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.