A importância de estudar as supostas periferias: a contribuição da Irlanda para a medievalística brasileira
DOI :
https://doi.org/10.24858/236Mots-clés :
História Medieval, História Medieval no Brasil, Estudos Irlandeses, HistoriografiaRésumé
A área de História Medieval se desenvolveu muito nas últimas décadas no Brasil, o que pode ser percebido tanto pela quantidade de pesquisadores dedicados aos estudos deste período histórico quanto pela qualidade das reflexões produzidas sobre ele. Refletindo sobre as perspectivas e desafios da História Medieval no Brasil e considerando a produção historiográfica recente, o objetivo deste artigo é apresentar algumas observações sobre as possíveis contribuições dos estudos irlandeses para esta História Medieval à brasileira e, na sequência, refletir sobre os desafios de se estudar história irlandesa no Brasil e vislumbrar possíveis caminhos para o futuro dos estudos deste campo no país.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.