Os Místicos no Ġarb al-Andalus e os modelos sociológicos das suas vivências (séculos X a XIII)
DOI :
https://doi.org/10.24858/270Mots-clés :
Misticismo, Modelos Sociológicos, Ġarb al-Andalus.Résumé
Pretendemos elencar os místicos conhecidos no Ġarb al-Andalus e integrá-los de acordo a modelos sociológicos, desde o século X até ao século XIII.
Identificar semelhanças e diferenças nesses relacionamentos, que ocorreram ao longo de vários períodos, nomeadamente, o Califado, as Taifas, e os períodos Almorávida e Almóada.
De marginalizados a perseguidos, e a tolerados e até mesmo protegidos, várias foram as formas como essas relações se desenvolveram, em função também, em alguns casos, da maior ou menor presença e influência dos juristas próximos ao poder político-militar.
Não se trata aqui de constituir um rol exaustivo de todos os dados sobre cada um dos indivíduos, pois relativamente aqueles sobre os quais há mais informações de outra natureza, privilegiámos os que respeitam à sua vida mística.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.