Os apuros de um professor: Libânio e o cotidiano escolar em Antioquia

Auteurs-es

  • Gilvan Ventura da Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.24858/49

Mots-clés :

Antioquia, Libânio, Antiguidade Tardia, Educação, Cotidiano

Résumé

Nascido em 314, de uma família ilustre de Antioquia, Libânio, após completar a sua formação educacional, se estabelece em Nicomédia e Constantinopla como professor de retórica, angariando ampla reputação.  Em 354, solicita e obtém de Constâncio II autorização para regressar à sua cidade natal, Antioquia, passando a ocupar a cátedra pública de ensino do grego.  Um dos escritores mais prolíficos do final do Mundo Antigo, Libânio nos legou um grande volume de cartas e orações sobre os mais diversos assuntos, incluindo o cotidiano de sua escola (didaskaleion).  Tendo em vista essas considerações, pretendemos refletir, nesse artigo, sobre alguns problemas enfrentados por Libânio no exercício do magistério, em especial a indisciplina dos alunos, a falta de pagamento dos professores e o desinteresse pela língua e literatura gregas.

Biographie de l'auteur-e

Gilvan Ventura da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor de História Antiga da Universidade Federal do Espírito Santo.  Doutor em História pela Universidade de São Paulo e professor permanente dos programas de pós-graduação em História e Letras da Ufes.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-02

Comment citer

da Silva, G. V. (2012). Os apuros de um professor: Libânio e o cotidiano escolar em Antioquia. Revista Diálogos Mediterrânicos, (3), 91–107. https://doi.org/10.24858/49