"Ao daian de Cález eu achei”, de Afonso x: Um deão leitor de arte amatória
DOI :
https://doi.org/10.24858/76Mots-clés :
Sátira galego-portuguesa, Cantigas de escárnio e maldizer, Afonso X, SátiraRésumé
Este trabalho faz parte de uma investigação que aborda a função da presença e da ausência dos nomes históricos nas cantigas de escárnio e maldizer de Afonso X. Observa-os a partir da noção de jugar de palabras (conceito constante na Lei XXX do Título IX da Segunda de Las siete partidas, código jurídico do século XIII, do rei Afonso X), isto é, um jogo de avessos satírico, pelo qual o trovador é presumivelmente orientado a tratar do inverso das qualidades dos cortesãos durante o entretenimento da corte, o fablar en gasaiado. Neste texto, será comentada pontualmente a cantiga “Ao daian de Calez eu achei” (CBN 493; CV 76), sua perífrase e a relação do deão com a arte amatória.Téléchargements
Publié-e
2013-07-05
Comment citer
Sodré, P. R. (2013). "Ao daian de Cález eu achei”, de Afonso x: Um deão leitor de arte amatória. Revista Diálogos Mediterrânicos, (4), 116–130. https://doi.org/10.24858/76
Numéro
Rubrique
ARTIGOS
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.