A sobrevivência da ira régia e malquerencia dos reis num contexto de Direito Comum.
Résumé
Neste trabalho desenvolvemos reflexões que envolvem as razões reconhecidas e legítimas de expulsão de nobres do reino, por parte da Corte régia em Leon e Castela e Portugal. O contexto de análise documental centra-se nos séculos XIII e XIV no qual se desenrola o processo de aplicação dos ditames do Direito Comum na latinidade e a análise tangencia a linha da História do Direito e História das Instituições. As fontes são de natureza jurídica, legislativa e narrativa respectivamente, as Siete Partidas, Livro das Leis e Posturas, Ordenações Afonsinas e Crônicas régias. A problemática envolve a discussão da aparente dicotomia entre razões de malquerencia e ira régia e a simultânea formação de uma cultura jurídica sistematizadora, quase sempre idealizada pela literatura, segundo padrões anacrônicos de institucionalidade que pretendemos resgatar para níveis reais em conformidade com a realidade tardo medieval em análise.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.